Image default
Gestão Empresarial

Os 7 requisitos da liderança na era digital

Uma pesquisa da McKinsey, ratificada pelo estudo “Revamping Leadership Development”, da Skillsoft e HR, publicado pela XING News em 30/9/2020, revelou que apenas 20% dos CEO´s confirmam que seus gestores sabem liderar efetivamente.

A era digital exige novas formas de colaboração, fazendo com que a demanda de novas competências para gestores líderes aumente. Seguem abaixo os 7 requisitos mais relevantes da liderança na era digital.

Liderança ineficiente gera aumento de custo, piora na satisfação de clientes, levando à perda de receita e, muito grave, provocando a perda de talentos; em última instância, compromete a lucratividade e a rentabilidade, afastando investidores e impedindo o crescimento sustentável.

Por muito tempo prevaleceu a imagem da liderança “top-down”, mandando “goela abaixo” de colaboradores subordinados.

O ambiente corporativo atual está ficando cada vez mais exigente, ágil e participativo; tudo dinamizado pela digitalização, que muda atividades e processos. O líder de ontem, o “herói bom de tudo na poltrona do chefe”, cede lugar para o líder que tem seguidores, incentivados para a cogestão. A seguir, vamos ver melhor o que fazer.

1 – Trabalhar com equipes ágeis – multifuncionais e interdepartamentais

Nos tempos atuais, praticamente todos os trabalhos são executados por equipes; menos hierarquia estanque e estática, mais teamwork multidisciplinar e interdepartamental é o nome do jogo; liderar estes grupos requer mais dinâmica e participação.

2 – Tomada de decisão quebra mesmice “além fronteira” de função e cargo, embasada no Design Thinking

Inteligência artificial e automação são uma realidade; novos métodos de pensamento tipo design thinking ocuparam seu lugar; porta aberta para “break through ideas” e fusão de funções.

3 – Empowerment e Gamestorming para dar vazão ao potencial produtivo e a soluções inusitadas, embasados no Canvas

Enquanto a liderança de ontem mandou, a liderança moderna influencia e inspira através de coaching e mentoring; 20% direção e correção, 80% espaço para os colaboradores é o nome do jogo.

Os gestores líderes devem abrir espaço para dar vazão ao potencial produtivo dos colaboradores: são eles que podem e devem gerar ideias incríveis, soluções inusitadas e correr riscos. É o momento de autonomia e sinergia que destravam a criatividade, inovação e mudança.

4 – Fomento de inovação, a partir de tendências, feedback e ideias promissoras

As demandas dos stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, investidores) se intensificam; as empresas estão sob a pressão de inovar nas suas práticas; elas precisam aprender a identificar tendências, considerar feedback e aceitar ideias promissoras.

5- Modos flexíveis de pensar e agir num momento único de aprendizado

Competências apenas não são mais suficientes; competências viabilizam ações, enquanto modos de pensar disponibilizam o contexto para as ações; competências são monodimensionais, aprendizados num momento único, mindsets são conectivos, desenvolvidos num aprendizado contínuo.

6 – Liderança informal: menos vertical (comando), mais horizontal (autonomia)

Como vimos, hoje os trabalhos são executados por equipes multidisciplinares e interdepartamentais; portanto, é preciso desenvolver lideranças em todos os níveis da organização.

Estruturas em rede tomam o lugar de estruturas verticais; em vez de esperar o comando, colaboradores engajados determinam o progresso; de fato, eles assumem tarefas de liderança, provando que estes líderes informais podem ser mais eficientes do que os formais.

7 – Formação de gestores líderes em todos os níveis organizacionais, apoiada em e-learning

Seguindo a tendência acima, as empresas do futuro ampliam e diversificam os programas de treinamento em todos níveis da organização, em vez de concentrar os “executive training programs” no senior management; tudo facilitado pelas vantagens do e-learningon demand”.

Então estão aí os 7 requisitos da liderança na era digital. Por que não experimentar para levar a sua gestão a um outro patamar?

 

Escrito por Werner Kugelmeier

Deixe um comentário