Image default
Plano de Negócios | Business Plan

Impulsionando a sustentabilidade através de mudanças em nosso sistema econômico com uso de Blockchain e IA

A nossa atual economia linear considera, erroneamente, que os recursos finitos do nosso planeta são suprimentos sem fim, usados para criar produtos com uma vida útil finita, que acabam em aterros ou são incinerados.

Isso leva ao esgotamento dos recursos e ao excesso de poluição e não permite as mudanças estruturais necessárias para combater as mudanças climáticas.

Possível solução? Mudar a forma como as empresas operam e a forma como nossa economia funciona para um modelo circular, lutando com eficácia contra as mudanças climáticas.

Um modelo econômico circular, também conhecido como “sistema de malha fechada”, refere-se a um sistema em que a saída de um processo sustenta a entrada de outro.

Isso significa que os materiais são mantidos em seu valor mais alto possível, enquanto o excesso de resíduos e a poluição são eliminados, permitindo que os sistemas naturais se regenerem.

Também há um outro benefício de um sistema de circuito fechado que é o potencial de economizar dinheiro, como pode-se observar num projeto existente na Dinamarca em que se relatou economia de $ 35,3 milhões em um ano, como resultado de menos custos de eliminação de resíduos e da disponibilidade de energia e matérias-primas de baixo custo para a produção.

Embora os benefícios ambientais e economias de custo sejam grandes no papel, a mudança para uma economia circular ainda levará algum tempo.

Isso se deve em grande parte à natureza simplista do nosso atual modelo econômico linear, que, quando comparado com a natureza interconectada e complexa de um modelo circular, parece ser a opção mais fácil, apesar de sua falta de sustentabilidade.

Portanto, as tecnologias atuais e emergentes precisam ser utilizadas para impulsionar a mudança dos modelos econômicos insustentáveis ​​do passado para um sistema econômico circular mais limpo.

Blockchain é uma dessas tecnologias com grande potencial graças às suas capacidades de manutenção de registros, um elemento essencial para ajudar na transição das cadeias de suprimentos existentes no mundo para uma economia circular emergente. Então, como exatamente pode-se fazer isso?

Essencialmente, o blockchain tem o potencial de ajudar os participantes em toda a cadeia de suprimentos a cooperar e tomar decisões coletivas quando necessário, fornecendo a cada um dos participantes da rede uma fonte de dados descentralizada e verdadeira que não pode ser editada ou adulterada.

Na prática, isso significa que os produtos são mais fáceis de se rastrear, para que os participantes possam ver de onde eles são ou para onde estão indo. Idealmente, esses produtos podem ser marcados desde o início, aplicando-se marcadores de blockchain exclusivos, que são representados por um ‘token’ na rede.

Esses tokens são então usados ​​para rastrear o produto através da cadeia de suprimentos, permitindo total transparência do início ao fim no produto e no ciclo de vida do material. Os dados gerados por esse processo também possibilitam a tomada de decisões coletivas para a formulação de novas cadeias circulares de abastecimento, que perpetuam a economia circular.

Outra tecnologia de destaque que já provou seu potencial na transição para uma economia circular é a inteligência artificial (IA).

Para os não iniciados, IA é um termo genérico para qualquer tecnologia com a capacidade de aprender, raciocinar ou realizar funções semelhantes às humanas, como reconhecimento de padrões, previsão ou otimização com mais precisão, velocidade e eficiência do que os humanos. Por isso, a IA pode ajudar a resolver alguns dos problemas complexos que impedem a adoção de uma economia verdadeiramente circular.

Há uma infinidade de maneiras pelas quais a IA pode fazer isso, mas as mais óbvias são o design do produto, a modelagem de negócios e o mapeamento da infraestrutura circular.

Em uma economia circular, um produto precisa ser projetado com a reintegração em mente, e a IA pode aprimorar o desenvolvimento de novos produtos, componentes e materiais perfeitamente desenvolvidos para uma economia circular por processos de aprendizado de máquina que aceleram todos os estágios de desenvolvimento do produto.

Os modelos de negócios podem ser completamente retrabalhados reunindo dados históricos e em tempo real para promover a circulação de produtos e a utilização de ativos por previsão de demanda, manutenção preditiva e gerenciamento de estoque com recursos.

Por último, mas não menos importante, a IA pode mapear caminhos eficazes e viáveis ​​para uma infraestrutura circular viável, onde todos os produtos são reintegrados de forma eficiente à cadeia de abastecimento.

Com tudo isso em mente, os benefícios ambientais e econômicos de uma economia circular são claros e isso sem considerar os benefícios sociais de tal sistema. Enquanto avançamos lentamente em direção a um futuro mais ambientalmente consciente, a utilização de desenvolvimentos tecnológicos como blockchain e IA têm o potencial de nos impulsionar rapidamente em direção a um futuro de ciclo fechado.

Escrito por João F. Amancio de Moraes

Posts relacionados

Seja o gestor que faz o seu futuro acontecer tornando-se um “líder transformador”

Editorial

Six Sigma na indústria de serviços

Editorial

Os benefícios do desenvolvimento de métricas para a gestão de sua empresa

Editorial

Deixe um comentário