Image default
Estratégia Recrutamento e Seleção

Alta Produtividade. Gerenciamento do Tempo ou Gerenciamento de nós mesmo?

Você está cada vez mais frustrado com o crescente número de tarefas que tem para fazer? Não sabe como dar conta de tudo e ainda conseguir tempo para curtir sua família e amigos? Fazer várias coisas ao mesmo tempo tem sido um grande desafio?

Parece que estamos cada vez mais correndo “uma maratona sem fim”.  Você trabalha o dia todo, e ainda leva trabalho para terminar em casa durante a noite e nos finais de semana. Você se sente sufocado pela rotina diária. Logo pela manhã já lê seus emails e passa o resto do dia “apagando fogo”, responde as ligações e mensagens instantâneas, segue de uma reunião para outra sem pausa para almoço e quando se dá conta o dia acaba com muitas coisas para serem feitas.

Há alguns anos atrás li um dos livros do Stephen Covey, “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. O conteúdo era algo como: ”Gerenciamento do tempo é um termo impróprio. O verdadeiro desafio é conseguir gerenciar nós mesmos”.

Normalmente imaginamos que o “problema” esteja fora de nós…algo que eventualmente poderíamos controlar. Como se o tempo fosse “uma coisa” – e quando aprendemos a “controlar”, de repente podemos fazer muito mais.

Acredito que este seja um bom momento para refletirmos um pouco mais sobre o termo “gerenciamento do tempo”. O próprio termo significa que você pode controlar o tempo, que naturalmente, você não pode.

Todos temos a mesma quantidade de tempo todos os dias e, em média, a mesma quantidade de tempo em nossas vidas. Por isso lembre-se, não é o tempo que precisa ser gerenciado, somos nós mesmos.

Se eu disser “gerenciar melhor o seu tempo”, o que vem a sua cabeça?

Provavelmente você pense em fazer uma lista de tarefas para fazer, colocá-las na agenda, organizar as reuniões…

Mas se mudamos a questão para: “gerenciar melhor você mesmo”, em que você pensa?

Talvez em como se preparar melhor para fazer as coisas importantes que você não esteja fazendo.

Aprendi  alguns conceitos importantes com Tony Schwartz, escritor e autor de programas na área de alta performance. A lição chave que ele apresenta é que as nossas mentes são feitas para focalizar em uma coisa de cada vez, e que nós estamos perdendo esta habilidade ao decorrer do tempo. Somos interrompidos a todo tempo e com isso temos a necessidade de fazermos várias coisas ao mesmo tempo, o conhecido “multitasking”.

Se criássemos um ritual para realizarmos uma coisa de cada vez, eventualmente isso se tornaria um hábito e o sucesso seria consequência.

Uma boa dica é começar o dia com exercícios físicos, algo para movimentar o nosso corpo ou mesmo estimulá-lo. Em seguidos uma refeição balanceada e reservar alguns 15 a 20 minutos para uma boa leitura.

Pode parecer bastante contra-intuitivo, mas que tal experimentar e ver se terá alguma diferença no ritmo do seu dia?

Tenho tentado colocar em prática estas dicas. Além dos exercícios físicos diários, que já estão trazendo muitos benefícios para o meu corpo e para o meu ritmo de trabalho diário, começar o meu dia fazendo outra atividade que não seja ler emails tem feito muita diferença.

É impressionante porque ao invés de começar o dia sendo sugado por um monte de problemas e solicitações de outras pessoas, tenho tido tempo para refletir no que realmente quero e preciso fazer naquele dia.

Outro ponto importante apresentado por  Schwartz, é que frequentemente misturamos vários tipos de atividades e criamos uma verdadeira “área cinzenta” sem um objetivo verdadeiro e com resultados fracos.

Nossa rotina basicamente é a mesma: lemos um e-mail, em seguida fazemos uma ligação, voltamos para o e-mail, tentamos fazer um trabalho quando lembramos que nos esquecemos de falar algo que julgamos importante para alguém e voltamos para o telefone ou para o e-mail. E assim passamos o nosso dia.

A idéia principal está em concentrar nosso trabalho em blocos de tempo, sem que aconteçam interrupções, criar novas rotinas que com o tempo e a prática, possam se tornar nossos hábitos.

Escrito por Andrej Vasle , Coach e Consultor Empresarial

 

Posts relacionados

Os 9 ganhos do e-learning corporativo

Editorial

Chave do jogo para crescer e reter talentos em momentos de CRISE!

Editorial

Consultor e Consultorias ajudam a alavancar Resultados

Editorial

Deixe um comentário