Image default
Estratégia

Os 9 ganhos do e-learning corporativo

A tecnologia revolucionou os processos de aprendizagem. Graças à internet, as pessoas podem aprender sobre as mais diversas áreas com apenas alguns cliques ou toques na tela; tudo se torna acessível e amigável.

Popularidade do e-learning

O e-learning é uma modalidade de ensino à distância que se tornou popular, alavancado ainda mais agora por causa da pandemia.

O que é e-learning?

O e-learning vem da palavra em inglês que significa aprendizagem eletrônica, ou seja, é o método de ensino feito online.

Basicamente, o e-learning é uma modalidade de Ensino a Distância (EAD) que usa a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para disponibilizar conteúdo educacional em diversas plataformas, permitindo seu acesso em qualquer lugar e horário; portanto, não sofre interferência de barreiras físicas e geográficas.

Como funciona o e-learning?

O e-learning funciona através das chamadas plataformas de e-learning, que suportam a criação de cursos online.

Geralmente são plataformas LMS (Learning Management System) que oferecem cursos para montar e gerenciar os treinamentos online.

A tecnologia, e-learning simula uma sala de aula, em que o aluno pode acessar os conteúdos do treinamento; ele pode participar de fóruns de discussão, chat em aulas, além de ter acesso a materiais auxiliares.

O ponto principal de uma plataforma para e-learning é a capacidade que o aluno tem para se comunicar com outros alunos e tutores, o que caracteriza a Educação a Distância (EAD).

Desta forma, este método tornou a educação mais conveniente e flexível, dando maiores oportunidades tanto para os participantes quanto para as empresas que ofertam esta opção de aprendizagem.

Quais são as vantagens de se adotar o e-learning corporativo?

1) Economia

Não é mais necessário alugar ou reservar um espaço físico para a atividade ou deslocar os colaboradores para realizar o treinamento.

2)Replicação

Não há limite de participantes no treinamento; as aulas podem ser aproveitadas pelo maior número possível de funcionários.

3) Autonomia dos colaboradores

Os alunos ditam seu ritmo e seus horários de estudo; desta forma, o e-learning incentiva uma postura mais ativa de aprendizagem por parte do colaborador.

4) Mais recursos e abordagens

O material multimídia ajuda a prender a atenção dos alunos e, assim, fortalecer seu aprendizado.

5) Atualização das informações

Com apenas alguns cliques, é possível adicionar conteúdos revisados, novidades sobre os temas e trazer novas abordagens dos assuntos.

6) Treinamento mais amigável

O e-learning transforma os processos educacionais da empresa em atividades mais dinâmicas e engajadoras; isto ajuda na retenção dos conteúdos e facilita o alcance dos resultados esperados.

7) Interatividade

A plataforma online possibilita a troca de ideias entre os colaboradores e outros participantes, reforçando seu engajamento nas atividades.

8) Métricas

As plataformas oferecem a possibilidade de acessar rapidamente relatórios detalhados da performance dos colaboradores.

9) Além do treinamento técnico

O e-learning corporativo pode ser usado também para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Então, por que não adotar esta opção de aprendizagem?!

Escrito por Werner Kugelmeier

Posts relacionados

Consultor e Consultorias ajudam a alavancar Resultados

Editorial

2 Dicas para ser 1 entre 10 gestores que geram resultados de fato

Editorial

Alta Produtividade. Gerenciamento do Tempo ou Gerenciamento de nós mesmo?

Geraldo Bragion

Deixe um comentário