7 tendências : 10 habilidades
O mundo corporativo muda a um ritmo louco; logo, o gestor precisa se adaptar – mas sem ficar louco. Está ocorrendo uma mudança significativa de mindset nas empresas de vanguarda, nacionais e internacionais. Sete tendências devem impactar a vida do gestor do futuro.
1) Maior concorrência
A seleção de gestores será mais criteriosa; cada perfil será avaliado mais de acordo como seu comportamento gerencial, do que com o seu conhecimento técnico. Além disso, o gestor concorre com candidatos de outros países.
2) Aprendizado contínuo
O aperfeiçoamento e o aprendizado constantes são fatores decisivos para que os gestores se mantenham relevantes no mercado; atualizações pontuais e cursos on-line ditam a aprendizagem contínua.
3) O escritório virtual
Será cada vez mais comum trabalhar de qualquer lugar; escritórios físicos passam por transformações, como locais itinerantes e espaços de coworking; as reuniões presencias dão lugar às videoconferências.
4) Carga horária reduzida
Redução na carga horária e expedientes menores vão abrir espaço para mais bem-estar pessoal, familiar e social.
5) A tecnologia como aliada
O equilíbrio entre fator humano e automação aumenta a procura por gestores que saibam lidar com as novas tecnologias.
6) Globalização econômica
Limites geográficos não são mais fronteiras nem barreira para negócios; relacionar-se com o cliente de forma mais rápida e interativa é fundamental.
7) Novas profissões
Os avanços científicos e tecnológicos mudam o perfil das profissões.
O que fazer?
Uma pesquisa da Consultoria Korn Ferry, The Global Talent Crunch, apontou uma “seca” de talentos em países desenvolvidos. O estudo incluiu o Brasil no pacote ao classificá-lo em segundo lugar em escassez de profissionais preparados para as suas demandas de mercado.
Preparação ou atualização dos profissionais se torna imperativa.
Um relatório do Fórum Econômico Mundial destacou a busca de líderes transformadores, de si mesmos e de outros; é o cenário onde as lideranças são colocadas à prova para desenvolver os colaboradores e a si própias.
Nasce o conceito de “liderança (auto)transformadora”, crucial no ambiente corporativo do século 21. Não basta mais apenas ser um bom líder; é preciso ser um líder (auto)transformador.
Esta aptidão não está restrita à alta gerência; ela se estende a todos que atuam como gestor; basta ser responsável por pessoas, operações, clientes (externos e/ou internos) e/ou finanças (os 4 pilares da gestão).
Seguem aqui as 10 habilidades que facilitam a sua carreira como gestor do futuro, ou melhor, líder transformador.
1) Enxergar além
“Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre”: a célebre frase é de Henry Ford. É preciso ser capaz de enxergar além da própria posição e compreender o negócio; avalie os aspectos humanos, operacionais, comerciais e ambientais do negócio. O resultado financeiro é consequência, não condição do negócio.
2) Pensar dentro(!) e fora da caixa
O líder transformador não se limita ao paradigma tradicional “pensar fora da caixa”; ele olha também para dentro de si, buscando conhecer as suas limitações e capacidades. Estamos falando de autoconhecimento e autogestão; praticar artes marciais como Yoga e Tai Chi Chuan ajuda.
3) Ser multifuncional
O líder transformador realiza as atividades da sua função, mas também está disposto a assumir tarefas extras ou lidar com projetos especiais, sem medo de fracassar, com coragem para encarar desafios.
4) Quebrar mesmice
O líder transformador é amigo de curiosidade, compromisso, ação ao zelar por pensamento crítico, tomada de decisão e solução de problemas; e mais, ele gosta de encarar desafios, consegue lidar com trabalhos sob pressão e é resiliente diante de adversidades.
5) Inspirar, influenciar e impactar
O líder transformador diz “adeus chefe acomodado, bem-vindo líder atuante!”. Ele não é alguém que dá ordens e que fica apenas à espera que estas sejam cumpridas; este é o perfil do chefe que (apenas) pisa no calo de subordinados. O novo gestor inspira os liderados para sairem de si, influencia os colaboradores com trabalhos colaborativos e, consequentemente, impacta na performance da equipe.
6) Simplificar
“A simplicidade é a suprema sofisticação”; esta frase constava no primeiro flyer da Apple e era uma filosofia seguida pelo Steve Jobs; ele centrava-se apenas no que realmente era importante.
O líder transformador apresenta a informação à sua equipa de uma forma simples, favorece reuniões produtivas, cultiva um bom relacionamento interpessoal e cria relatórios de fácil entendimento.
7) Ser antenado
O líder transformador sabe lidar com ferramentas que lhe dão a informação que precisa em tempo real; por exemplo, o Enterprise Resource Planning (ERP) permite que o usuário consulte, num só local, todas as informações oriundas das mais diversas fontes da empresa.
8) Ser menos local, mais internacional/intercultural
A globalização abre oportunidades para o profissional que está aberto a incorporar outras culturas no seu modo pensar, sentir e agir (sem jamais entregar a própria identidade) e identifica referências no mundo para embasar seus objetivos de crescimento, pessoal e profissional.
O líder transformador estuda História, Geografia e Etnologia; é amigo de idiomas (pense em mandarim!), aproveita oportunidades de viagens internacionais, mistura-se com pessoas de outras raças e países, compartilha o aprendizado em outras culturas, abre espaço para pessoas de culturas diferentes na formulação de práticas gerenciais.
9) Entregar resultados
O líder transformador entrega resultados, não produz desculpas; ele resolve problemas e não empurra ou delega a solução de problemas para cima;
ele é focado em aumentar competências das pessoas, produtividade das operações, satisfação dos clientes e/ou lucratividade das finanças.
Bom, são estas as 9 habilidades mais cobiçadas do novo perfil de um gestor, o líder transformador, aquele que faz o que, em última instância, interessa: transformar objetivos agressivos em resultados exponenciais.
Por que não ser um gestor que faz o seu futuro acontecer? Não perca tempo e monte os fundamentos essenciais para levar a sua gestão para um novo patamar, a habilidade número 10.
Escrito por Werner Kugelmeier