Pegue esta onda pós-pandemia…
Inúmeras empresas, desde grandes corporações até universidades e startups, já descobriram os benefícios do treinamento corporativo (Educação Corporativa), tais como: diminuição de custos, melhoria da produtividade, aumento da receita e, em última instância, sustento da lucratividade.
Sabendo que são as pessoas que fazem tudo acontecer, as empresas avançadas e bem sucedidas investem em seus colaboradores.
Com a vinda da era digital, aos poucos eles substituíram seu modelo de capacitação in loco por cursos online, via plataforma EAD (e-learning).
Nos tempos atuais, a necessidade de distanciamento social, imposta pela pandemia do coronavírus, intensificou a migração para o treinamento corporativo online, nicho de mercado em franca expansão.
Uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), mostra que até 75% das empresas alocarão o trabalho e a formação dos profissionais em cargos de nível superior no home office, como prática pós-pandemia.
Do outro lado, os profissionais envolvidos alegam altos níveis de satisfação com seus trabalhos. Sendo assim, o Ensino à Distância (EAD) está sendo considerado o “novo normal”.
O treinamento online traz vantagens de aprendizagem que fazem a diferença no desenvolvimento profissional no mundo corporativo, motivo pelo qual cada vez mais empresas estão aderindo ao treinamento online, para estimular e facilitar a capacitação dos seus colaboradores, permitindo acesso a conhecimentos importantes para a realização das suas tarefas, na busca de alta performance, de preparação de líderes e de solução na sucessão gerencial.
Talvez você esteja se perguntando quais as razões específicas para isto. A seguir, vamos listar as principais vantagens do treinamento corporativo online, como uma solução inteligente para a educação corporativa:
-
Abrangência “sem fronteiras”
As aulas web podem ser ministradas por instrutores, mesmo que morem longe do participante. O conteúdo das aulas pode ser repassado para unidades da empresa em lugares distantes.
Empresas que contam com múltiplos grupos podem treinar os colaboradores simultaneamente, independentemente de onde estejam.
As plataformas de ensino online permitem que o conteúdo seja acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, dando mais liberdade ao colaborador de escolher o melhor momento para aprender. Ele pode estudar em um dia de folga, no caminho do trabalho para casa, ou mesmo aproveitando brechas de tempo que tenha durante o dia.
-
Custeio reduzido
Um treinamento presencial representa gastos de infraestrutura que são poupados quando se migra para plataformas online; eliminam-se esforço, tempo e despesas em relação à locação de espaço, presença física do instrutor, material impresso, deslocamento e refeições, etc.
Evita-se pagar hora extra ou permitir que os colaboradores se ausentem em horário de trabalho.
Assim, o investimento pode ser canalizado ao que realmente importa: focar a atenção na aprendizagem a ser passada através de conteúdo do treinamento, instrutor capacitado e material de qualidade. Esqueça gastos com viagem, hospedagem, tempo de estadia e outras demandas para trazer seu convidado; distância e deslocamento são “zerados”.
-
Fácil mobilidade e implementação
Os conteúdos podem ser acessados por um navegador comum (Chrome, Firefox, etc.); ou seja, o participante pode assistir às aulas de qualquer computador ou dispositivo eletrônico móvel (tablets e laptops), apenas dispondo de conexão com a internet.
O treinamento online proporciona uma fácil implementação, uma vez que as plataformas de EAD são de fácil navegação, possuem design atrativo, promovem interatividade e permitem adaptações futuras.
-
Participação personalizada
O treinamento online permite que cada colaborador se desenvolva dentro de seu próprio ritmo, capacidade e preferência.
O participante pode direcionar a sua atenção para tópicos de real interesse para ele, reforçar o que mais interessa e conduzir os momentos de interatividade conforme seu próprio; ou seja, ele otimiza a absorção do conteúdo e retenção do aprendizado. Cursos online ajudam o aluno a reter e lembrar informações por meio de recursos mais elaborados como: imagens atraentes, gráficos ilustrativos e vídeos alusivos.
-
Aplicação imediata
O participante pode incorporar imediatamente o aprendizado no seu dia a dia e mais, consultar, compartilhar ou recapitular o conteúdo a qualquer momento. Quando o aluno tem alguma dúvida, basta enviar um e-mail para o instrutor.
-
Reutilização infinita
Todo o curso pode ser visualizado várias vezes, sem limite; toda vez que houver uma dúvida, o profissional pode consultar a resposta, acessando simplesmente a plataforma de ensino.
Pessoas com os mesmos objetivos de aprendizado podem se unir em uma comunidade online para interagir, tirar dúvidas e trocar ideias. E mais, o curso pode ser estendido para colaboradores novos ou para reciclar, entre aqueles que já assistiram, podendo ser armazenado num banco de conhecimento do indivíduo ou da empresa, ad infinito.
Conclusão
Enfim, os profissionais vivenciam uma oportunidade de aprender com especialistas do assunto, de forma autônoma, flexível, passível de reconsulta e no conforto de seu local de trabalho ou residência.
Tudo facilitado pela TI que se torna cada vez mais uma grande aliada do treinamento online.
Bom, estes são os 6 principais benefícios que justificam a adesão ao treinamento online, seja no trabalho coletivo numa empresa, seja na vida individual do profissional. Como você percebeu, o treinamento online aumenta a capacidade de compreensão, a motivação de participação e, consequentemente, a performance do participante.
Você ainda está surpreso com o fato de o treinamento online ser a solução atual e futura da capacitação profissional? Daí, o atributo “novo normal”.
Uma empresa sem uma opção de treinamento online em seu programa de treinamento e o profissional sem uma afinidade com o treinamento online serão deixados para trás. Faça da pandemia uma oportunidade e experimente, sem moderação!
Escrito por Werner Kugelmeier