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Treinamento

Como avançar fora da empresa e longe da faculdade…

A transformação digital “na marra”, que veio para ficar. A pandemia do Corona está obrigando empresas e profissionais a se reinventarem e a acelerarem a transformação digital. O que antes não passava de tendência acabou se tornando urgência.

Embora os momentos de crise sejam vividos com angústia, há uma série de lições que se pode tirar deles. Há poucos meses, o home office era em grande parte descartado pelas empresas; agora, ele se tornou essencial para os negócios.

É hora de pensar em como sair mais forte da crise, ou melhor, como fazer da transformação digital uma oportunidade e imaginar o mundo pós-COVID-19. Vem a pergunta, seja para as empresas, seja para os colaboradores: Como se manter competitivo, seja como empresa, seja como profissional? Entram aqui Treinamento e Desenvolvimento.

Qual é a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento? 

Há diferenças fundamentais entre os dois!

No Treinamento, trata-se de um processo com um objetivo bem delimitado; p.ex., integração de novos colaboradores à cultura da empresa, ou a preparação de um colaborador para uma nova função.

Enquanto isso, o Desenvolvimento tem como objetivo a melhoria de competência e performance dos colaboradores, visando a carreira do profissional. É sobre isto que vamos falar nesta matéria.

Quais são os ganhos do Desenvolvimento Corporativo? 

Empresas que realizam Desenvolvimento Corporativo têm uma equipe mais sintonizada; os profissionais conseguem trabalhar com sinergia e empatia, remando na mesma direção: RESULTADO.

As principais vantagens do desenvolvimento corporativo estão relacionadas à melhor performance e ao engajamento do colaborador.

Com um bom Programa de Desenvolvimento Corporativo, os colaboradores aprendem a fazer mais, melhor, mais rápido, com menos custo. Além disso, eles se sentem mais motivados, por perceberem que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento profissional.

 E mais, eles passam a ter perspectivas de crescimento dentro da empresa. 

Assim, com profissionais mais produtivos e motivados, a rotatividade diminui; consequentemente, há uma redução de custos que seriam despendidos com demissões e novas admissões. Indo além, menor rotatividade torna a empresa mais competitiva por conseguir reter os seus colaboradores mais qualificados.

E mais: maior qualificação e motivação desencadeiam criatividade e inovação. 

Resta lembrar que esses profissionais, sentindo-se valorizados, tendem a propagar uma boa imagem da empresa. Desta forma, a organização se torna melhor vista pelos outros stakeholders, atuais e potenciais, tais como clientes, fornecedores, comunidade e investidores.

Vem aí a Educação Corporativa com seu foco na gestão empresarial.

Educação Corporativa para quê?

Ter nas equipes os profissionais mais qualificados ajuda a conquistar ou manter a liderança; portanto, a Educação Corporativa ganha cada vez mais espaço e importância dentro das empresas. Não basta encontrar os melhores profissionais; é fundamental desenvolvê-los e capacitá-los para assegurar os resultados esperados.

A educação corporativa tem como objetivo principal a capacitação gerencial dos colaboradores nas empresas.  Quais são as vantagens práticas? Há diferentes vantagens práticas na implementação da educação corporativa em sua empresa, a saber: 

  • Maior autoconfiança dos colaboradores em executar as tarefas leva à melhoria de desempenho.
  • Quando os colaboradores recebem capacitação, eles se sentem mais valorizados; isto ajuda ainda a economizar com demissões e contratações desnecessárias.
  • Os profissionais absorvem melhor a cultura corporativa, quando se sentem mais conectados à empresa. Com os profissionais mais engajados, você pode atrair talentos, já que a cultura corporativa de valorização é disseminada.
  • Os colaboradores que se conectam à empresa são mais preparados para sugerir soluções inovadoras e mudanças.

Qual é o impacto do Corona sobre a Educação Corporativa?

O Corona provocou uma revolução na Educação Corporativa com a adoção em nível mundial do home office, a possibilidade do trabalho remoto, ou melhor, da aprendizagem remota. A educação corporativa tem como objetivo principal a capacitação gerencial dos colaboradores nas empresas.

Quais são as vantagens práticas? Há diferentes vantagens práticas na implementação da educação corporativa em sua empresa, a saber: 

  • Maior autoconfiança dos colaboradores em executar as tarefas leva à melhoria de desempenho.
  • Quando os colaboradores recebem capacitação, eles se sentem mais valorizados; isto ajuda ainda a economizar com demissões e contratações desnecessárias.
  • Os profissionais absorvem melhor a cultura corporativa, quando se sentem mais conectados à empresa. Com os profissionais mais engajados, você pode atrair talentos, já que a cultura corporativa de valorização é disseminada.
  • Os colaboradores que se conectam à empresa são mais preparados para sugerir soluções inovadoras e mudanças.

Já é evidente que o mercado deverá assimilar de vez e tornar realidade, mesmo após o fim da pandemia, programas de aprendizagem remota que, por sua vez, alavancam o home office. Na era da conectividade através da transformação digital, não há motivo para não explorar rapidez, facilidade e economia, ao realizar tarefas e aprendizagem de forma remota.

É importante destacar que, muito antes da Covid-19, pesquisas mundiais já eram enfáticas em relação ao crescimento exponencial do home office em todo o mundo. Por que não as projetar para o caso da Educação Corporativa, principalmente agora no contexto distanciamento social?

O que fazer?

A dica é abraçar a transformação digital e fazê-la acontecer a seu favor, num home office.  Estamos falando de um novo mindset: a pandemia é temporária, mas a transformação não! 

Momentos de crise, como é o caso do Corona, podem se tornar uma oportunidade para quem tiver um mindset positivo. Portanto, a dica é: abraçar a digitalização de aprendizagem; enxergue o isolamento como uma oportunidade de ouro para levar a sua competência e performance a um outro patamar.

Você vai se surpreender com a nova dinâmica no mundo da educação corporativa e como você pode sair ganhando com o novo “normal”.

Vem a pergunta: Como engajar os colaboradores, nesta situação?  

A resposta está na Educação Corporativa à Distância que usa diferentes ferramentas, entre elas, cada vez mais, o treinamento online ou e-learning.  

A importância da Educação Corporativa à Distância

O propósito é oferecer aos colaboradores a possibilidade de crescimento profissional, menos apesar da crise, mais por causa da crise. E qual a melhor maneira de fazer isto, se não investindo na capacitação da equipe ou investindo em si próprio?

Quais são as vantagens do treinamento online corporativo?

O participante pode atuar em qualquer lugar, podendo desenvolver tranquilamente o trabalho em casa ou até mesmo de um espaço de coworking.

Nos treinamentos online o profissional pode realizá-los em seu tempo, podendo voltar a alguma lição anterior que não compreendeu bem. No caso de vídeos, por exemplo, ele pode pausar quando necessário ou, ainda, voltar alguns segundos ou minutos para ver novamente alguma parte.

Aumento nos índices de rendimento, com salto significativo nos coeficientes de produtividade, redução de estresse e de custos.

Quais são os aspectos chaves para o sucesso do treinamento online?  

O sucesso de qualquer produção para treinamento online está relacionado a três aspectos: processos, competências e resultados; vamos detalhar cada um deles.

O objetivo do treinamento online corporativo é promover o crescimento da empresa; portanto, o seu processo deve estar alinhado à realidade e expectativa da organização. O alinhamento virá por meio da identificação de problemas e suas respectivas causas; a partir disto, é possível implementar soluções.

O treinamento online corporativo envolve as competências dos colaboradores; por isso, é preciso analisar os perfis profissionais, pensando em gerar retorno ao negócio e construir uma carreira. Um aspecto muito relevante no caso de promover o desenvolvimento de competências gerenciais.

Por fim, a orientação do treinamento online corporativo deve contemplar uma abordagem para os resultados desejados. Se a empresa deseja, por exemplo, ser mais inovadora, o treinamento online corporativo precisa estimular e viabilizar a criatividade dos seus colaboradores.

Como deixar um treinamento online interessante?

Como falamos, o treinamento online corporativo proporciona mais liberdade ao profissional que participa; contudo, ele demanda mais responsabilidade e deve estimular a busca pela capacitação (autoaprendizagem).

Leve em consideração a densidade do conteúdo e a necessidade de transformá-lo em algo impactante.

Existem alguns recursos audiovisuais para facilitar isto, a saber:

1)Videoaulas

A utilização de videoaulas é muito eficaz no ambiente de aprendizagem; uma vantagem interessante é que elas podem ser facilmente combinadas com outras formas de aprendizagem digital, como chats, hangouts ou videoconferências. Uma boa videoaula preenche os requisitos a seguir:

2) A escolha do formato

Existem opções como animação, cenas ao vivo ou um passo a passo com ilustrações; a natureza das informações que devem ser passadas apontará a escolha mais indicada.

3) A criação do roteiro

É importante criar um roteiro colaborativo, envolvendo os participantes; estimule um brainstorming para criar ideias e desenvolver soluções; use imagens para apresentar conteúdos pesados de forma mais leve e diagramas para simplificar processos complexos.

Pense também sobre o tempo de cada uma das videoaulas; exageros na duração e no volume de informação podem comprometer materiais excelentes; caso o conteúdo seja muito extenso, vale estudar uma estruturação em módulos.

4) As contextualizações

Videoaulas permitem entender a realidade sem necessariamente vivenciá-la; é importante trabalhar com cenários reais e conhecidos; nem falando de fundo, cores e som.

As falas elaboradas no roteiro devem estar alinhadas à linguagem do público-alvo, proporcionando empatia e sentimento de representatividade.

5) O uso de textos

A maioria das videoaulas usam textos para reforçar informações e garantir a atenção dos participantes aos pontos mais relevantes do treinamento. É recomendável utilizar textos bem curtos ou palavras chaves para fornecer informações adicionais; evite a leitura de tópicos como se estivesse apresentando um PowerPoint cheio de marcadores, em um treinamento presencial.

6) O uso de gráficos

As ilustrações são sempre muito bem-vindas em videoaulas; mesmo materiais que não são animações podem incluir gráficos ao longo da aprendizagem; elas podem aparecer sobre ou ao lado das cenas, dando vida a algum conceito que está sendo explicado.

7) O tom de voz

Para que a sua mensagem seja transmitida e absorvida com sucesso pelo interlocutor utilize uma linguagem simples e clara.

  • Técnicas como storytelling transmitem conhecimento por meio de uma  

narrativa impactante, inspiradas em “personas” para transmitir mensagens de forma única e inesquecível. Grandes lições aprendidas no mundo corporativo vieram acompanhadas de uma boa história. Basta olhar para as carreiras dos grandes empreendedores (p.x., Bill Gates, Luiza Helena Trajano) ou atletas (p.ex., Bernardinho)! Histórias de superação nos impactam profundamente porque geram empatia; essa “persona” pode ser até você, o instrutor.

  • A gamification remete ao uso das mecânicas e características  

provenientes de jogos para facilitar a aprendizagem das pessoas. No mundo corporativo, ela facilita engajar, motivar e ajudar em processos como o da tomada de decisão; ela estimula a participação dos envolvidos, propondo uma competição saudável entre os colaboradores; eles compartilham conhecimento, experiência e insights para buscar soluções.

No ambiente corporativo, esta técnica é chamada de “jogo sério” (serious game”), usando jogos computacionais e abordagens de simulação e/ou tecnologias para, primariamente, propósitos de não entretenimento (por isto, “sério”).

Os jogos conseguem reproduzir bem as características do dia a dia, possibilitando pensar sobre as decisões que vamos tomar diante de situações, atuais e potenciais. Por isso, devem apresentar condições adversas, movimentos incertos e cenários alternativos (conservador/worst, realista/real, positivista/best); a possibilidade de vivenciar obstáculos no ambiente simulado em um jogo é uma boa preparação para programar futuras ações e decisões.

Hoje, a principal característica da “gamificação” na Educação Corporativa é a contribuição para níveis maiores de engajamento e aprendizagem. Os jogos despertam a competitividade, uma faculdade natural do nosso cérebro; testar os próprios limites permite avançar a partir da interação entre o profissional e o conteúdo.

  • Microlearning é fracionar o conteúdo em pequenas porções que serão  

consumidas em curtos espaços de tempo. É uma ótima maneira de reter a atenção já que o tempo dedicado àquele conteúdo é menor e mantém o aluno o mais concentrado possível. Uma característica deste recurso é ‘ir direto ao assunto’, sem floreios ou redundâncias. Assim, os colaboradores absorvem a mensagem de uma forma direta e sem distrações, comuns em treinamentos longos e maçantes.

Como lidar com o treinamento online num home office?

O home office vem conquistando cada vez mais adeptos, tanto entre as empresas, quanto entre profissionais.  O Corona dinamizou a digitalização: o que era algo incomum para muitos profissionais e empresas, se tornou uma necessidade com o COVID-19. Se você se deparou com o home office agora, fique tranquilo, este guia vai ajudá-lo.

Pela perspectiva da empresa

Antes de implementar a Educação Corporativa à Distância, a empresa deve avaliar qual o seu objetivo; quais são as melhorias e mudanças que precisam ocorrer. Excelentes profissionais muitas vezes têm dificuldades em determinadas áreas e você deve identificá-las; em geral, os gestores precisam desenvolver a habilidade de transformar objetivos em resultado, através de atuação estratégica, liderança de equipes e inovação em operações.

Um “home learning” de sucesso requer uma mudança de mentalidade corporativa. As empresas devem promover a importância do “home learning” como oportunidade para transformar o colaborador de apenas ser um funcionário para um empreendedor da própria carreira.

Responsabilidade e engajamento do colaborador são ingredientes para moldar uma cultura de trabalho móvel, ágil, flexível e produtiva.

Pela perspectiva do colaborador 

Chegou a hora de realizar um sonho – o “home learning” – trabalhar remotamente, seja na residência ou em qualquer lugar fora da empresa e longe fora da faculdade. Entram aqui o home office e o “home learning”, respectivamente.  A regra do jogo é explorar as vantagens e mitigar as desvantagens do home office.

Quais são as vantagens de um home office?
  • Você economiza com transporte, alimentação e infraestrutura.
  • Você gerencia o seu tempo de trabalho no horário mais conveniente.
  • Você trabalha como quiser (desde que entregue os resultados).
  • Você aumenta produtividade (menor desgaste físico e mental).
  • Você ganha qualidade de vida (menos estresse).
Quais são as desvantagens de um home office?
  • Você pode ter problemas para achar um local silencioso.
  • Você pode ter dificuldade para estabelecer uma rotina produtiva de trabalho.
  • Você pode se distrair com filhos, vizinhos, visitas, telefonemas sociais, Netflix.
  • Você pode sentir maior distância de colegas que poderiam sanar dúvidas e trocar experiências.
  • Você pode ter falta de suporte imediato, caso haja problemas com equipamentos, programas, internet.
9 Dicas para fazer o seu treinamento online render, num home office (“home learning”):
  1. Prepare um ambiente em que você possa se concentrar; se não puder se instalar em casa, procure um espaço de coworking.
  2. Crie disciplina e foco para trabalhar; evite distrações e/ou interrupções por familiares ou pets.
  3. Trabalhe num local silencioso, pouco afetado por ruídos; busque  a compreensão de outros familiares, para que barulhos sejam reduzidos.
  4. Preste atenção a uma boa iluminação do ambiente para não forçar a vista; assegure conforto ergonômico.
  5. Tenha um notebook compatível com uma conexão rápida e estável de Internet, para download e upload de dados (pelo menos, 10MB e 1MB, respectivamente).
  6. Para contatos cara a cara, use hangouts – que é do Google e pode ser usado gratuitamente; eles permitem reuniões online com vídeo, compartilhamento de tela e chat.
  7. Planeje o trabalho, começando com as tarefas mais importantes e obrigatórias; estipule horários de descanso (trabalhe em intervalos de 90 minutos).
  8. Mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem.
  9. Faça intervalos periódicos; o ideal é a cada 1 ou 2 horas de trabalho uma pausa de 5 a 15 minutos. Faça algum tipo de alongamento, tome um café ou um lanche leve. Atenção:  fuja de tentações como redes sociais, TV, games e WhatsApp a qualquer momento; reserve um tempinho para checar as mensagens do celular.
Conclusão

A ascensão da Educação à Distância, tendo como aliado o home office, é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação. Ela veio para ficar – “pegue esta onda” (antes que ela pegue você) e vivencie que avançar fora da empresa e longe da faculdade não precisa ser complicado; pelo contrário: deve facilitar a sua vida nesta nova “normalidade” da transformação digital – Divirta-se! 

Escrito por Werner Kugelmeier

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