Image default
Capital Humano Produtividade

Como manter a equipe focada e motivada para fazer aquilo que deve ser feito?

Muitos gestores e empresas, mais do que nunca, precisam criar novas estratégias para transformá-las em sua nova realidade!

O desafio, além de escolher qual caminho seguir, neste momento de extremas mudanças, é fazer tudo isso, e ainda garantir a excelência na execução, competitividade, assertividade e criatividade no curto e médio prazo, entendendo que, o que estão fazendo e como estão fazendo no momento, não garantirá o resultado esperado no futuro.

É por isso, que quero compartilhar com vocês, alguns pontos que estão se tornando vitais para este momento.

Primeiro, devemos entender e responder as seguintes perguntas que estão paralisando pessoas e empresas, ou melhor dizendo, as que sempre paralisaram, mas, são ainda mais difíceis de responder em momentos de mudanças rápidas e complexas.

  1. Qual o caminho que devemos seguir agora? (Incerteza em relação à direção futura)

  2. Como chegar? (Dificuldade de planejar e executar o desconhecido)

  3. Será que temos recursos? (Financeiros, humanos e tecnológicos – suficientes)

  4. E se não der certo? (Medos e Crenças)

  5. Mas será que vale a pena arriscar? (Ausência de motivação interna)

São essas cinco perguntinhas que devem tomar conta da maior parte de suas reuniões e assombrar você e sua equipe, dia e noite, ou estou enganado?

Digo isso, porque lidamos com centenas de gestores e empresas em todo o Brasil, e isso, chega quase a ser uma regra, com pouquíssimas exceções, principalmente agora, em um cenário intenso de crise e dificuldades.

Bom…, mas vamos lá, tenho uma boa e uma má notícia para você. Como sempre me perguntam, a má, é que isso não vai mudar, na verdade, só vai piorar. Certezas cada vez menores e incertezas cada vez maiores. Contudo, a boa notícia, é que se aprendermos rápido a lidar com isso, podemos ter, não só grandes aprendizados, como também, grandes resultados que ajudem a equipe a cumprir os objetivos da empresa.

Então, preparei 3 dicas práticas que todo gestor precisa e que podem lhe ajudar a dar os primeiros passos neste momento.

Como manter a equipe focada e motivada para fazer aquilo que deve ser feito?

1) Não acredite nos especialistas!

Quanto mais especialista, maior dificuldade de resolver novos problemas ou visualizar novas oportunidades. Os especialistas pensam, em geral, de forma linear e voltado ao passado, referente ao que conhecem, acreditam, ou melhor dizendo, aquilo que conseguem ver.

Com isso, em geral, matam as inovações e consequentemente a motivação dos envolvidos, criando mais barreiras, do que soluções. Saiba, que as coisas estão mudando muito rápido, e o que não foi possível de ser realizado ontem, pode ser possível hoje, por isso não desanime, vá em frente, consulte outras pessoas, faça novas pesquisas, motivação no trabalho é essencial. E, como dizia Walt Disney, “Eu gosto do impossível, porque lá, a concorrência é menor”. 

2) Mais recurso não é igual mais performance!

Empresas falham mesmo cheia de recursos. Mais recurso, os pensamentos ficam ofuscados e o desperdiço é inevitável. Tentar chegar no objetivo apenas com os recursos que temos disponíveis e adaptando, até mesmo improvisando se necessário é a chave do jogo. Isso, pode parecer estranho, porém, com menos recursos, nos tornarmos mais objetivos e somos obrigados a desenvolver nossa criatividade. Saiba, que o pai, e a mão da inovação, posso dizer, é a escassez, as dificuldades, as limitações, muito presente em momentos de crises extremas, como a que estamos vivendo agora. O resto, é conversa para boi dormir.

3) E, para mim, o mais IMPORTANTE: Aprendemos fazendo!

Quando queremos planejar demais, retardamos nossas ações, imaginamos diversos tipos de cenários futuros que podem ou não existir.

Com isso, percebemos que os melhores gestores, os que sempre conseguem melhores resultados em cenários de mudanças rápidas, turbulentos, onde o futuro é menos previsível, o planejamento se torna menos útil. Ou seja, quando as “regras do jogo” mudam com rapidez, aprender com pequenas experiências e tentativas o tempo todo, torna-se muito mais importante.

Escrito por Andre Girotto

Posts relacionados

Chave do jogo para crescer e reter talentos em momentos de CRISE!

Editorial

Gestor e sua potência! A capacidade de MOVER algo

Editorial

Você conhece o tripé da inovação disruptiva?

Editorial

Deixe um comentário